Santos Romão e Lupicino
28 de Fevereiro
São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje.
Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo.
Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali.
Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.
Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolenrância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca de santidade.
O bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.
Santos Romão e Lupicino, rogai por nós!
Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.
Hoje, lembramos a vida de Santo Alexandre, que governou a Igreja em Alexandria. Alexandre, santo bispo, esteve zelando pelo rebanho do Cristo e, principalmente, cuidando do alimento doutrinal que começou a ser ameaçado pelo Arianismo.
Lembramos, neste dia, de São Tarásio, que nasceu no ano 730. Recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai, o prefeito de Constantinopla. Tarásio era de caráter zeloso, de tal forma que foi nomeado pelo imperador a um alto cargo imperial.














Celebramos neste dia a santidade de vida do monge Sérgio que chegou ao martírio devido seu grande amor a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.








O santo deste dia é um dos grandes Padres Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano.










A santa de hoje é uma grande testemunha de fé para todos nós. Órfã de mãe, era uma linda jovem que conquistou o coração de um rico homem, com quem viveu amasiada por nove anos. Aconteceu que o rico jovem foi assassinado e por isto, ao ver o seu corpo em decomposição, Margarida começa a pensar nas futilidades de sua vida.
O santo deste dia é reconhecido como Doutor da Igreja, uma vez que testemunhou, em sua vida de santidade, a doutrina e amor a Igreja. São Pedro Damião nasceu em Havena, em 1007 e teve uma infância sofrida, devido à morte dos pais. Mais tarde foi acolhido pelo irmão mais velho, até entrar na vida religiosa pela Ordem Camaldulense.
No ano de 1908 nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olimpia de Jesus e Manuel Marto. Francisco e Jacinta pertenceram a uma grande família, eram os mais novos de nove irmãos.
O santo de hoje viveu em Placência na Itália, lugar onde casou-se também. Um homem de muitos bens, dado aos divertimentos e à caça. Numa ocasião de caçada, acidentalmente provocou um incêndio, prejudicando a muitas pessoas.

Na Europa, começou no século XII e XIII a surgir uma burguesia que vivia totalmente contra o Evangelho, causando assim, um mal à sociedade. Como resposta de Deus na Igreja foram surgindo grupos, como os fundadores que celebramos hoje, seguidores de São Francisco de Assis, São Domingos e outros, que, numa observância radical ao Evangelho, estavam edificando a Igreja e o mundo.
O Santo que, hoje, quer nos edificar com sua vida, chama-se Onésimo; um escravo dos homens que passou, por intervenção da graça, à escravo fiel de Jesus Cristo. O texto histórico que testemunha a santidade dele está contido na Bíblia, onde dele escreve São Paulo.