Watch live streaming video from commss at livestream.com

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Santo do Dia !

Santo Onésimo

16 de Fevereiro


A- A+

Santo Onésimo O Santo que, hoje, quer nos edificar com sua vida, chama-se Onésimo; um escravo dos homens que passou, por intervenção da graça, à escravo fiel de Jesus Cristo. O texto histórico que testemunha a santidade dele está contido na Bíblia, onde dele escreve São Paulo.

Santo Onésimo era escravo do rico Filêmon e, antes de conhecer Jesus, fugiu da casa do senhor até encontrar-se em Roma com São Paulo, que preso, evangelizou o fugitivo. Filêmon, sua esposa e filho, em certa ocasião foram atingidos por Jesus através de São Paulo, por isso, ao enviar de volta Onésimo, agora convertido e, na busca da santidade, São Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu:

"De bom grado o teria conservado comigo, a fim de que ele me sirva em teu lugar na prisão, onde estou, por causa do Evangelho; entretanto, nada quis fazer sem o teu consentimento, para que tal benefício não tenha ares de forçado, mas o provenha de tua livre... Portanto, se me consideras teu irmão na fé, recebe-o como a mim próprio". (Flm 1,13-14.17)

A vida de Santo Onésimo nos aponta para o tratar com irmão, os que sofrem pela questão social, quanto aos que são pequenos e oprimidos. Santo Onésimo, não só foi liberado por Filêmon, mas permaneceu no trabalho com São Paulo, até ser sagrado bispo pelo mesmo, e sofrer o martírio por apedrejamento em 109.


Santo Onésimo, rogai por nós!

Nenhum comentário: