Aúdio Ângelus
Domingo, 06 de fevereiro de 2011, 11h18
Deus sempre cuida do homem, afirma Papa
Leonardo MeiraDa Redação
AP
Papa acena para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro: ''os discípulos do Senhor são chamados a dar novo 'sabor' ao mundo'', disse
O homem não está sozinho no meio do mundo. Deus é sempre seu companheiro. É isso que recordou o Papa Bento XVI antes da tradicional oração mariana do Angelus, ao reunir-se com os fiéis na Praça de São Pedro, neste domingo, 6.
"Deus se opõe radicalmente à prepotência do mal. O Senhor cuida do homem em todas as situações, partilha os sofrimentos e abre o coração à esperança", afirmou.
Acesse
Ao abordar o conteúdo das leituras da Liturgia deste domingo, o Santo Padre ressaltou as palavras de Jesus aos seus discípulos: Vós sois o sal da terra. [...] Vós sois a luz do mundo(Mt 5,13.14).
"A sabedoria incorpora em si os efeitos benéficos do sal e da luz: de fato, os discípulos do Senhor são chamados a dar novo 'sabor' ao mundo, e a preservá-lo da corrupção com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho, porque Ele é a 'verdadeira luz que ilumina todo o homem' (Jo 1,9). Unidos a Ele, os cristãos podem difundir em meio às trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, verdadeira sabedoria que dá significado à existência e ao agir dos homens", explicou.
Logo após, o Pontífice recordou que, em 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial do Doente - ocasião propícia para aumentar a sensibilidade de todos os setores pela situação dos irmãos enfermos, segundo ele. Da mesma forma, neste domingo, acontece na Itália a "Jornada pela vida", também lembrada pelo Papa.
"Desejo que todos se comprometam a fazer crescer a cultura da vida, para colocar no centro, em toda circunstância, o valor do ser humano. Segundo a fé e a razão, a dignidade da pessoa é irredutível às suas faculdades ou capacidade que pode manifestar e, portanto, não diminui quando a pessoa mesma está debilitada, inválida e necessitada de auxílio", salientou.
O encontro
O encontro com os peregrinos aconteceu a partir da janela do escritório particular do Papa, no Palácio Apostólico Vaticano, às 12h (em Roma - 9h no horário de Brasília). Bento XVI também disse que acompanha com atenção os conflitos no Egito.
Às Delegações da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Roma, disse: "Quando a perquisa científica e tecnológica é guiada por autênticos valores éticos, é possível encontrar soluções adequadas para o acolhimento da vida nascente e para a promoção da mternidade. Desejo que as novas gerações de agentes sanitários sejam portadoras de uma renovada cultura da vida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário