Solidariedade alivia
dor das pessoas atingidas
pelas chuvas
Pedro Teixeira
Canção Nova Notícias
A força da solidariedade. Milhões de toneladas de alimentos, roupas, remédios, e colchões são entregues as vítimas da enchente que atingiu a cidade de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo.
Assista à reportagem
.: SOS São Luiz do Paraitinga. Saiba como ajudar
Toda carga que chega à cidade vem ou seguirá a um destino incerto. As doações tem o peso do tamanho da solidariedade do povo vizinho à São Luíz do Paraitinga.
José Inácio, 71 anos, procura por um par de sapatos enquanto supera a vergonha de ter perdido tudo por causa das chuvas.
Algumas psicólogas também resolveram colaborar. Elas levaram doações e ajudaram pessoas que ainda não conseguem se conformar com as perdas.
As doações consolam também o espírito. Padre Édson Carlos acredita que o tempo para recuperar tudo será grande, daí a importância da cooperação.
A aposentada Iracema Maria de Jesus sabe que não deverá voltar tão cedo para casa. Agora depende de Dona Benedita, que cedeu um quarto para ela se instalar.
E a corrente de solidariedade então se estende. Dona Benedita já recebeu até vinte pessoas na casa dela. E dá de comer a todos com os alimentos doados por terceiros. Não deixa perder nada. Do leite que estragou, ela fez requeijão. E entrega no abrigo criado no colégio da cidade.
Hoje retornaram energia elétrica e água. Cerca de 100 residências foram liberadas. Mas a maioria ainda aguarda autorização para voltar definitivamente. As ruas da cidade se transformaram em depósitos de lixo doméstico. A necessidade agora não é apenas de alimentos.
O governador do estado também promete ajudar na recuperação integral da cidade. Enquanto isso, Dona Iracema demonstra paciência. Supera a dor, com gratidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário