Papa pede que
igrejas cristãs descubram
pontos em comum
na doutrina
Da Redação, com Rádio Vaticano
"Conhecer as riquezas doutrinais e espirituais que formam o patrimônio do oriente e do ocidente cristão é indispensável a fim de promover um melhor conhecimento entre todos os cristãos". Este é o conteúdo da mensagem enviada pelo Papa Bento XVI, nesta quinta-feira, 3, ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, por ocasião da abertura do XI Simpósio Intercristão, em Roma, sobre o tema "Santo Agostinho na tradição ocidental e oriental".
O Santo Padre expressa seu desejo de que o encontro ajude a "descobrir convergências doutrinais e espirituais úteis a fim de construímos juntos a Cidade de Deus, onde seus filhos possam viver na paz e no amor fraterno, fundamentados na verdade da fé comum".
O Papa ressalta na mensagem que a pessoa de Santo Agostinho, reveste uma importância fundamental para a teologia e para a cultura ocidental, enquanto a acolhida de seu pensamento na teologia ortodoxa se revelou mais problemática.
Bento XVI se alegra pelo encontro e confronto fraterno sobre aspectos comuns da espiritualidade, que é linfa benéfica para uma melhor relação entre católicos e ortodoxos.
O encontro promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e pela Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salônico, se realiza no Colégio São Lourenço de Brindisi e se concluirá no próximo sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário