Watch live streaming video from commss at livestream.com

domingo, 13 de março de 2011

Voz de Cristo!

Domingo, 13 de março de 2011, 11h32

"Deus se opõe ao pecado, mas salva o pecador", explica Papa


Da Redação, com Rádio Vaticano


Reuters
Papa saúda fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano
"Este é o I Domingo de Quaresma, Tempo Litúrgico de quarenta dias que é para a Igreja um itinerário espiritual de preparação para a Páscoa. Trata-se de seguir Jesus que caminha em direção à Cruz, ápice de sua missão de salvação", explicou o Papa Bento XVI, no Angelus deste domingo, 13, no Vaticano.

"Por que a Quaresma? Por que a Cruz?", perguntou o Papa. "A resposta, em termos radicais, é esta: porque existe o mal, aliás, o pecado, que segundo as Escrituras é a causa profunda de todo mal, mas a palavra pecado não é aceita por muitos, porque pressupõe uma visão religiosa do mundo e do homem", disse Bento XVI.

O Santo Padre ressaltou ainda que, diante do mal, o comportamento de Deus é o de se opor ao pecado e salvar o pecador. "Deus não suporta o mal, porque é Amor, Justiça e Fidelidade e por isso não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Para salvar a humanidade, Deus intervém e nós vemos isso em toda a história do povo judeu, a partir da libertação do Egito. Deus está determinado a libertar os seus filhos da escravidão para conduzi-los à liberdade. A escravidão maior e mais profunda é a do pecado. Por isso, Deus mandou seu Filho ao mundo, para libertar os homens do domínio de Satanás, origem e causa de todo pecado", sublinhou.

Bento XVI frisou que Cristo se tornou vítima de expiação de nossos pecados, morrendo por nós na cruz. "Contra esse plano de salvação definitivo e universal, o diabo se opôs com todas as suas forças, como mostra o Evangelho que fala sobre as tentações de Jesus no deserto, proclamado todos os anos no I Domingo da Quaresma", disse.

O Pontífice ressaltou que entrar neste Tempo Litúrgico significa ficar do lado de Cristo, com Cristo e contra o pecado, "enfrentar individualmente e como Igreja o combate espiritual contra o espírito do mal".

O Santo Padre invocou a materna proteção de Maria para que esse período da Quaresma seja rico de frutos de conversão e pediu aos fiéis para que rezem por ele e seus colaboradores da Cúria Romana que, neste domingo, iniciam o retiro espiritual.

A seguir o Papa concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Nenhum comentário: