Watch live streaming video from commss at livestream.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Formação!

Leitura orante da Palavra de Deus

Padre Márlon Múcio
Foto: Clarissa Amaral

Deus quer nos curar, muito mais que tenhamos conhecimento disso, e a cura vem pela Palavra de Deus.

"Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4, 11-13).

Existe um mover do Espírito sobre a Igreja do Brasil e do mundo no que diz respeito à Palavra de Deus. Toda a fome que o ser humano tem é da Palavra de Deus, mesmo quando não tem consciência disso, e a Igreja tem insistido que temos de ter um contato muito profundo com a Sagrada Escritura.

É preciso ter intimidade com o Deus da Palavra e com Palavra de Deus.

A Igreja tem por fonte a Palavra de Deus, precisamos estar alicerçados pela fé.

O Concílio do Vaticano II, carregado de documentos, traz a Dei Verbum, que fala sobre a Sagrada Escritura:

“Leitura da Sagrada Escritura- 25. É necessário, por isso, que todos os clérigos e sobretudo os sacerdotes de Cristo e outros que, como os diáconos e os catequistas, se consagram legitimamente ao ministério da palavra, mantenham um contato íntimo com as Escrituras, mediante a leitura assídua e o estudo aturado, a fim de que nenhum deles se torne «pregador vão e superficial da palavra de Deus. por não a ouvir de dentro» (4), tendo, como têm, a obrigação de comunicar aos fiéis que lhes estão confiados as grandíssimas riquezas da palavra divina, sobretudo na sagrada Liturgia. Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam «a sublime ciência de Jesus Cristo» (Fil. 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque «a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo» (5). Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja. Lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem; porque «a Ele falamos, quando rezamos, a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos» (6)”.

Luiz Gustavo e Padre Márlon Múcio rezam com fiéis
Foto: Clarissa Amaral


A Palavra de Deus é carregada de Lectio Divina, que é a leitura orante da Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito.

A Lectio Divina não é uma interpretação da Bíblia, mas uma interpretação da vida à luz da Bíblia.

Ao monge Guigo, do século XII, em oração, Deus lhe deu um caminho para o céu, era uma escada para subida ao céu que tinha apenas quatro degraus, a base da escada estava sob a Palavra de Deus e o último degrau já estava todo em Deus, e Deus deu ao monge nomes para esses degraus: Leitura, meditação, oração, contemplação.

E Deus assegurou àquele monge que existe, sim, uma escada para subirmos ao céu, que é a leitura orante e assídua da Sagrada Escritura, fonte de cura e libertação.

Bento XVI fala, na Verbum Domini, que existem muitos que enterram a Palavra de Deus, mas nós devemos ser arautos da Palavra de Deus, transmitir a Boa Notícia, a Boa Nova.

Madre Teresa de Calcutá dizia às irmãs que talvez elas seriam a única Bíblia aberta para os irmãos. Seja você também uma Bíblia aberta e deixe os outros lerem em você o que o fogo do Espírito Santo escreveu.

Para fazer a Lectio Divina basta escolher um texto bíblico, comece pelos Evangelhos ou as Cartas de São Paulo. Leia o texto sagrado com calma. Pegue a caneta, marque texto e rabisque o que lhe chamou a atenção. Depois que meditou, ore e contemple a vida para um mundo novo.

Existem algumas perguntas que nos nos ajudam a entender a Palavra:
1 – O que diz o Livro Sagrado? O que está acontecendo? Quais as figuras? Qual é a cena?
2 – O que diz o Texto Sagrado para mim? É uma atualização do Texto Sagrado. Eu trago a cena para meu dia a dia, a Palavra se faz vida. Escolha um versículo para alimentá-lo durante o dia, um rema.
3 – O que o Texto Sagrado me leva a dizer a Deus?
4 – O que o Livro Sagrado me leva a fazer?

O objetivo da Lectio Divina é favorecer o encontro pessoal com Jesus, você passa a ser pertença do Espírito Santo. Se nós subirmos esses degraus, faremos uma experiência de cura e libertação.

Nenhum comentário: