Watch live streaming video from commss at livestream.com

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Voz de Cristo !

Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010, 17h29

Cultura moderna


precisa da reflexão


e ação da Igreja,


diz Papa


Da Redação, com agências


Reuters
Bento XVI com alguns membros da Pontifícia Academia em encontro no Vaticano
Diante do relativismo que influencia a cultura moderna, é urgente uma formação que promova o homem na sua totalidade e plenitude, disse o Papa Bento XVI nesta quinta-feira, 28, aos membros das Pontifícias Academias. A audiência especial aconteceu na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, e teve como tema "A formação teológica do presbítero".

Bento XVI enfatizou que a Igreja deve oferecer razões de verdade, vida e esperança onde faltam ideais e a própria moral. "À carência de pontos de referência ideais e morais, o que penaliza particularmente a vida civil e sobretudo a formação das novas gerações, deve corresponder uma oferta ideal e prática dos valores e da verdade, de razões fortes de vida e de esperança, que possam e devam interessar a todos, especialmente aos jovens", destacou.

O Santo Padre sublinhou que tal compromisso deve ser particularmente obrigatório para a formação dos candidatos ao sacerdócio, como exige o Ano Sacerdotal e como afirma o tema deste ano escolhido pelas Pontifícias Academias.

O Papa frisou que a cultura atual e, mais ainda os fiéis solicitam continuamente a reflexão e a ação da Igreja nos vários âmbitos onde emergem novas problemáticas, sobretudo na pesquisa filosófica e teológica das Academias Pontifícias.

"É necessário que as Pontifícias Academias sejam hoje, mais do que nunca, instituições vitais e vibrantes, capazes de perceber com exatidão as demandas da sociedade e da cultura, bem como as necessidades e expectativas da Igreja, para fornecer uma contribuição apropriada e valiosa, e assim promover, com todas as energias e recursos disponíveis, um autêntico humanismo cristão", acrescentou.

Esta é a décima quarta vez que o Conselho das Pontifícias Academias realiza uma conferência para tratar de uma questão atual. O intuito é demonstrar qual a contribuição da Igreja no âmbito teológico e na recuperação das raízes cristas.

.: Leia a íntegra do discurso

Nenhum comentário: