Watch live streaming video from commss at livestream.com

terça-feira, 17 de março de 2009

Santo do Dia !

São Cirilo de Jerusalém

18 de Março



Com alegria, neste dia, lembramos a vida de santidade de um grande homem, que foi proclamado Doutor da Igreja. São Cirilo nasceu em Jerusalém, no ano de 315, no início do tempo de graça em que a Igreja conquistou a liberdade religiosa dada por Constantino.

Ordenado sacerdote, Cirilo cuidou, com carinho, zelo e amor da preparação dos catecúmenos para a recepção do Sacramento do Batismo, assim como se dedicou ao Magistério, ou seja, ensinamento da Santa Doutrina. Cirilo, sempre muito bem formado, pronunciava as famosas Catequeses nas igrejas da Ressurreição e do Santo Sepulcro em Jerusalém.

Ele tratava, com simplicidade, mas com muita profundidade, sobre vários mistérios da fé cristã, como o pecado, a penitência, o batismo, o credo e outros pontos essenciais.

Mesmo depois de ser eleito bispo e patriarca de Jerusalém, São Cirilo continuou sempre ao lado da verdade e isso de modo pacífico, pois os obstáculos postos pelos hereges arianos – cristãos que não acreditavam na divindade de Jesus Cristo – persistiram até mesmo depois de tal heresia ter sido condenada no Concílio de 325. De maneira contundente aderiu à doutrina ortodoxa da Igreja no III Concílio ecumênico de Constantinopla, em 382, no qual ficou clara sua sempre fiel postura à Santa Igreja e à Verdade de Cristo. Nessa oportunidade teve em seu favor a eloqüência dos bispos e amigos Atanásio e Hilário, que o chamaram "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião".

Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém com os títulos de doutor da Igreja e príncipe dos catequistas católicos.

Em meio ao combate pela verdade, sofreu cerca de 16 anos no exílio, até que retornou às atividades. No ano de 386 lançou-se nos braços do Eterno Pastor.


São Cirilo de Jerusalém, rogai por nós!

Nenhum comentário: