Watch live streaming video from commss at livestream.com

domingo, 30 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santo Elígio
1 de Dezembro

Santo Elígio nasceu em Chaptelat no Limosine em 588, de nobre família galo-romana, exerceu várias profissões e chegou a bispo.Elígio, que em Lião tinha trabalhado como aprendiz junto com o superintendente de confecções de moedas reais, empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que com o precioso metal que lhe foi fornecido para fazer um trono, ele fez dois, isso valeu-lhe a promoção de diretor da casa da moeda.Em 639, morto o rei, demitiu-se de todos os cargos, para entrar na vida eclesiástica, e dois anos após ser consagrado bispo, teve o governo da diocese de Noyon-Tournai.Dedicou-se a muitas atividades apostólicas, fundações de mosteiros e viagens missionárias. Faleceu a primeiro de dezembro de 660.


Santo Elígio...rogai por nós!

Evangelho de Dia !

Evangelho (Mateus 8,5-11)
Segunda-Feira, 1 de Dezembro de 2008 1ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do Dia !


Santo André Apóstolo
30 de Novembro

Hoje a Igreja está em Festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos. Santo André nasceu em Betsaida no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!" Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre Pedro e Jesus, o menino do milagre da multiplicação o e Cristo e por fim entre os gentios e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro. Apóstolo da coragem e alegria Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do Santo este elogio: "Salve santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"


Santo André Apóstolo,

rogai por nós!

Evangelho de Dia !

Evangelho (Marcos 13,33-37)
Domingo, 30 de Novembro de 2008 1o Domingo do Advento
A- A+
— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Santo do Dia!

São Virgílio

29 de Novembro

Neste dia comemoramos a vida do Santo Bispo missionário que revolucionou a Diocese de Salzburgo pelo seu testemunho de serviço ao Reino de Deus. São Virgílio nasceu no ano 700 na Irlanda, onde abraçou com sua juventude e ardor a vida monástica e sacerdotal.

São Virgílio chegou a abade de um mosteiro Irlandês, até que foi convidado pelo rei franco Pepino para estabelecer em sua região um centro cultural, já que Virgílio, além de aprofundado nas ciências Bíblicas e Teológicas, possuía grande bagagem de conhecimentos. Ao discernir a vontade de Deus São Virgílio tornou-se abade no reino franco, e mais tarde Bispo de Salzburgo, onde como pastor e mestre fez de tudo para conduzir o Rebanho ao Bom e Belo Pastor.

Vemos que na vida deste Santo nada foi coincidência, mas tudo Providência, pois de um interesse político do rei Pepino - que visava apenas a pacificação do povo - Deus tirou a salvação para uma multidão através do Santo apostolado de Virgílio. Reconhecido pelos seus dotes de mente e coração São Virgílio fundou muitos faróis de evangelização, ou seja, vários mosteiros além de construir o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos e ajudou na cristianização de outras regiões, isto tudo até entrar no Céu em 784 onde continua glorificando a Deus e ajudando na evangelização pela sua intercessão.


São Virgílio, rogai por nós!

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 21,34-36)

Sábado, 29 de Novembro de 2008
34a Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lu­cas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Santo do Dia !


São Tiago das Marcas
28 de Novembro

O Santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago das Marcas nasceu no ano 1349 na região chamada Marche, no centro da Itália, numa simples e pobre.Quando se despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena , na Toscana, ficou tão edificado com o diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de Francisco de Assis. Como Sacerdote dedicou-se nas pregações populares, onde de modo simples, vivo e eficaz evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica por todas cidades pisadas pelos seus descalços.São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o Santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Pregador das Cruzadas e combatente das heresias São Tiago das Marcas anunciou o Evangelho ,acompanhado com milagres, em muitas regiões da Europa, até que se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu quando tinha noventa anos, isto depois de ser atacado por uma doença mortal.

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 21,29-33)
Sexta-Feira, 28 de Novembro de 2008 34a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lu­cas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santa Catarina Labouré
27 de Novembro

Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa. Santa Catarina de Labouré nasceu na França do século XIX numa família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas. Com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade. Aconteceu que em 1830 sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a lhe aparecer, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina: "A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus..A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem''. Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças. Santa Catarina passou 45 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854. Santa Catarina de Labouré entrou no Céu, ou seja, no convívio eterno com Jesus e Maria em 1876.


Santa Catarina Labouré

Rogai por nós !

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 21,20-28)
Quinta-Feira, 27 de Novembro de 2008 34a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Santo do Dia !


São Leonardo de Porto Maurício
26 de Novembro
A- A+
Lembramos hoje a santidade do sacerdote que pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares Católicas. São Leonardo nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, em 1676. Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, assim como encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso ao renunciar-se a si mesmo foi para Roma formar-se. Entrou para a Família Franciscana e com 26 anos já era Padre, sendo assim começou a vivenciar toda a rica do Evangelho e radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, Igreja e de todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença, São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico; no exercício da Via-Sacra e amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergia para salvar almas, pela força pregação e vivência do Evangelho, por isso um mandado pelo Papa testemunhou "que nunca ouvira pregador mais arrebatador". Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu em 1751 onde hoje está a interceder por nós, chamados a igual santidade.

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 21,12-19)
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2008 34a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santa Catarina de Alexandria
25 de Novembro

Neste dia lembramos a vida da bela e sábia Santa que é inspiradora e protetora de um Estado brasileiro, Santa Catarina. Nascida em Alexandria recebeu uma ótima formação cristã, num tempo em que ser cristão, era ser candidato(a) ao martírio.Conta-se que Santa Catarina de Alexandria apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, a fim de protestar os injustos massacres dos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da idolatria. Como Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja.O Imperador convocou seus filósofos que além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador. Mortos os filósofos, por darem testemunho, mais tarde nossa irmã, Santa Catarina foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, onde foi decapitado por volta do ano 305.


Santa Catarina de Alexandria

Rogai por nós !

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 21,5-11)
Terça-Feira, 25 de Novembro de 2008 34a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 23 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santo André e Companheiros
24 de Novembro

Neste dia comemoramos a santidade dos 117 Máritires Vietnamitas que testemunharam seu amor a Cristo, tanto na vida como na morte. O Papa João Paulo II canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: "Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome...mas quem perseverar até o fim, este será salvo". (Mt 24)Santo André Dung Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio as perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o mártirio, pois dizia que "aqueles que morrem pela fé sobem ao céu ". A Igreja Vietnmita também glorifica a Deus pelos testemunhos dos Bispos, Sacerdotes, leigos e dentre estes,é pais e mães de família que mostraram a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.

Santo André e Companheiros

Rogai por nós !

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 21,1-4)
Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2008 Santo André Dung-Lac e Comps. Mts.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Festa de Cristo Rei do Universo!


Cristo Rei
Será que você tem deixado Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida?
A+A-
A Igreja canta, neste dia, na sua oração: "Cristo Rei, sois dos séculos Príncipe, Soberano e Senhor das nações! Ó Juiz, só a vós é devido julgar mentes, julgar corações".
Muito significativo para nós este dia em que proclamamos em alta voz: Jesus Cristo é o Rei no Universo, da Igreja e de nossas vidas. Nada e ninguém pode tirar isto de nós! Mas será que a nossa vida diz e expressa que Jesus é o Rei e o Senhor, Aquele que tem a realeza e supremacia sobre nós? Pergunta que cabe a cada um de nós responder ao próprio Jesus.
Contudo, queremos entender o significado desta festa para a Igreja.
Hoje, último domingo do Ano Litúrgico, celebra-se a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Desde o anúncio do nascimento do Senhor, o Filho unigênito do Pai, que nasceu da Virgem Maria, é definido "rei" no sentido messiânico, ou seja, herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim (cf. Lc 1, 32-33). A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus trinta anos, transcorridos numa existência comum em Nazaré. Depois, durante a vida pública, Jesus inaugurou o novo Reino, que "não é deste mundo" (cf. Jo 18, 36) e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Ao aparecer ressuscitado aos Apóstolos, disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra" (Mt 28, 18). Esta autoridade brota do amor, o qual foi plenamente manifestado por Deus no sacrifício do seu Filho. O Reino de Cristo é dom oferecido aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado "não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).
A realeza de Cristo, que nasce da morte no Calvário e culmina no acontecimento dela inseparável, a ressurreição, recorda-nos aquela centralidade, que a ele compete por motivo daquilo que é e daquilo que fez. Verbo de Deus e Filho de Deus, primeiro que tudo e acima de tudo, «por Ele — como em breve repetiremos no Credo — todas as coisas foram feitas», Ele tem um intrínseco, essencial e inalienável primado na ordem da criação a respeito da qual é a suprema causa exemplar. E depois que «o Verbo se fez homem e habitou entre nós» (Jo 1, 14), também como homem e Filho do homem, adquire um segundo título na ordem da redenção, mediante a obediência ao desígnio do Pai, mediante o sofrimento da morte e conseqüente triunfo da ressurreição.
Por isso, precisamente no último Livro da Bíblia, o Apocalipse, o Senhor proclama: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (Ap 22, 13).
Falando de algo pessoal. Será que você tem deixado o Cristo ser o Senhor e o dono de sua vida, de sua vontade? E até que ponto você tem deixado Aquele que é o centro, o Rei e tem o controle de todos as coisas, dirigir sua vida? Isso não nos constrange, mas nos leva a refletir qual o lugar que temos dado ao Senhor em nossa vida.
Que você tome a linda decisão de assumir em suas ações, sua vida e, principalmente, sobre sua vontade o Cristo, que é Rei e Senhor.

Padre Reinaldo C. da Silva


Santo do Dia !


São Clemente I
23 de Novembro

Com grande alegria e veneração lembramos a vida do terceiro Papa que governou no século primeiro a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97.São Clemente I, ficou conhecido pela sua santidade que operava na ousadia de quem buscava sempre e somente a vontade de Deus, por isso escreveu a famosa carta aos cristãos da Igreja de Corinto, na qual o Bispo tinham sido expulso pelos sacerdotes: " Com efeito nosso corpo todo se salvará em Cristo Jesus; cada qual se submeta a seu próximo em conformidade com o dom da graça que lhe foi concedido."Depois desta primeira intervenção autoritária da Igreja Romana em assuntos de outra Igreja, São Clemente continuou promovendo a paz e a unidade com todas as suas forças. Uma tradição que remonta do século IV, diz que Clemente terminou sua vida com o martírio.


São Clemente I

Rogai Por Nós !

Evangelho de Dia !

Evangelho (Mateus 25,31-46)
Domingo, 23 de Novembro de 2008 Jesus Cristo, Rei do Universo

— O Senhor esteja convosco!

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santa Cecília
22 de Novembro

Hoje celebramos a santidade da Virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome.Em meio a tantas lendas o que sabemos de mais real é que Cecília tinha sido uma bela cristã que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que no dia das núpcias a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido, com transparência, o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um Anjo guardava sua decisão.Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o Anjo. Desse desafio Cecília conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o Anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio), as quais traziam uma profecia, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e dias seguintes Santa Cecília sofreu o martírio pela espada cruel, que lhe cortou as cordas vocais. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.

Santa Cecília,

rogai por nós!

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 20,27-40)
Sábado, 22 de Novembro de 2008 Santa Cecília


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Apresentação de Nossa Senhora no Templo


Apresentação de Nossa Senhora no Templo
21 de Novembro

A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago, Livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 534, perto do templo de Jerusalém.Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:" Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente ".

Evangelho de Dia !

Evangelho (Mateus 12,46-50)
Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2008 Apresentação de Nossa Senhora

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Santo do Dia !




Santo Otávio, São Soluto e Santo Advento
20 de Novembro

Santo Otávio, São Soluto e Santo AdventoEsses soldados da legião Tebana, defenderam com a própria vida a determinação de permanecerem fiéis e devotos ao cristianismo.Com as perseguições do imperador Maximino e com as reformas do bispo Máximo de Turim que exortava os seus fiéis a honrar os santos que haviam derramado o seu sangue pela cidade, os três soldados foram capturados. Santo Otávio e Santo Advento foram logo executados. São Soluto conseguiu escapar, mas, denunciado, foi morto a golpes de espada.Conta-se que uma mulher, de nome Juliana, convidou os assassinos a sua casa e depois de embriagá-los conseguiu descobrir o local em que eles foram sepultados. Ali ela ergueu um túmulo onde os sepultou dignamente.


Santo Otávio, São Soluto e Santo Advento,

rogai por nós.

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 19,41-44)
Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2008 33a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Santo do Dia !

Stos. Roque González, Afonso R., João del Castillo

Estes três sacerdotes jesuítas de origem espanhola foram martirizados por índios selvagens, atiçados pelos seus pajés, em território que então pertencia à Coroa espanhola e hoje integram o Estado do Rio Grande do Sul. Os dois primeiros foram chacinados na redução de Caaró e o terceiro o foi poucos dias depois, em localidade não muito distante. Segundo depuseram 53 testemunhas, do coração do Padre Roque González, arrancado de seu peito pelos índios enfurecidos, saía uma voz que dizia: "Matastes a quem tanto vos amava e queria. Matastes, porém, só o meu corpo, porque minha alma está no Céu!" Os índios, ouvindo aquela voz, irritados atravessaram o coração com uma flecha e o lançaram ao fogo, mas as chamas milagrosamente o preservaram. Esse coração, ainda hoje intacto, é venerado como relíquia preciosa em Assunção.

Stos. Roque González, Afonso R., João del Castillo!
Rogai por nós !

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 19,11-28)
Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2008

Stos. Roque González, Afonso R., João del Castillo

— O Senhor esteja convosco.
­— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

santo do Dia !


Santo Edmundo
18 de Novembro

Neste dia lembramos com carinho e admiração um intercessor e exemplo que temos no Céu, o qual durante sua "passagem" na terra testemunhou o quanto vale a pena pertencer a Deus. Santo Edmundo nasceu em 1118 na Inglaterra e por consequência de sua docilidade ao chamado de Deus, foi estudar em Paris e logo voltou para ensinar em sua nação. Santo Edmundo obedecendo a autoridade papal pregou a cruzada de libertação da Terra Santa na Inglaterra, e depois de aceitar a eleição episcopal dirigiu-se para o "calvário" na Diocese de Cantuária. A realidade polí­tica da região era perturbadora, pois o cesaropapismo fazia do rei Henrique III um empecilho para a liberdade pastoral da Igreja, tanto quanto seu antecessor que pelos mesmos motivos atuais martirizou o Bispo Tomás Bechet. Devido sua entrega total a Deus e amor a Igreja, Edmundo que desde jovem se consagrou á Virgem Maria, sua vida de oração, mortificação, carismas e castidade, agora experimentava o consolo na época mais difí­cil de seu apostolado. Santo Edmundo foi preso, torturado, exilado e ao se refugiar na França não aguentou tanto sofrimento e entrou no Céu em 1240.


São Edmundo

Rogai por nós !

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 19,1-10)
Terça-Feira, 18 de Novembro de 2008 Dedicação das Basílicas São de Pedro e São Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.OU (escolhe-se um dos evangelhos)Mt 14,22-33 Depois que a multidão comera fartamente, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.” 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. 33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 16 de novembro de 2008

santo do Dia !



Santa Isabel da Hungria
17 de Novembro

Hoje celebramos a Memória de uma mulher de Deus, que devida sua vida de santidade teve o seu nome em muitas instituições de caridade e foi declarada como padroeira da Ordem Terceira Franciscana. Isabel era filha de André, rei Hungria, e nasceu num tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento, no caso de Isabel fora prometida a Luís V, em matrimônio um pouco depois de seu nascimento em 1207. Santa Isabel foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer veladas perseguições por parte da sogra que invejando o amor do filho para com a Santa, passou a caluniá-la como esbanjadoura, já que tinha grande caridade para com os pobres. Mulher de oração e oferta dos sofrimentos, Isabel sempre era em tudo socorrida por Deus, mesmo quando já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio do defunto, encarregado da regência. Aconteceu que Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida como pobre pelos fransciscanos, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultava-a, por não temerem desagradar o regente. Ajudada por um tio Bispo Isabel logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os do filhos foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do rei falecido tinham voltado com a missão dar proteção à Isabel, pois este consistiu o último pedido de Luís IV. Santa Isabel não quis retornar para Hungria; renunciou os títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco e servir os doente e enfermos até morrer com 24 anos num hospital construído com seus bens.


Santa Isabel da Hungria

Rogai por nós!

Evangelho de Dia !

Evangelho (Lucas 18,35-43)
Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2008 Santa Isabel da Hungria

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41"Que queres que eu faça por ti?" O cego respondeu: "Senhor, eu quero enxergar de novo". 42Jesus disse: "Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou". 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

santo do Dia !


Santa Margarida da Escócia
16 de Novembro

Neste dia lembramos com carinho a vida de mais uma irmã nossa que para Igreja militante brilha como exemplo e no Céu como intercessora de todos nós pecadores chamados à santidade. Santa Margarida nasceu na Hungria no ano de 1046, isto quando seu pai aí vivia exilado, e entrou na Igreja Triunfante no ano de 1093. Aconteceu que toda sua família fora exilada para a Escócia, onde Margarida casou-se com o rei Malcom III e buscou com os oito filhos a Graça de constituir uma verdadeira Igreja doméstica. Santa Margarida como rainha procurou cooperar com o rei, tanto no seu aperfeiçoamento humano, pois de rude passou a doce, quanto na administração do reino, porque baniu todas futilidades e aproximou os bens reais das necessidades dos pobres. Conta-se que Santa Margarida mesma alimentava e servia diariamente mais de cem pobres, ao ponto de lavar os pés e beijar as chagas daqueles visto e tratados por ela como irmãos e presença de Cristo. Quando infelizmente seu esposo e filho morreram num assalto ao castelo, Margaridada que tanto os amava não se desesperou, mas sim aceitou e entregou tudo a Deus rezando: "Agradeço, ó Deus, porque me dás a paciência para suportar tantas desgraças! "

Evangelho de Dia !

Evangelho (Mateus 25, 14-30)
Domingo, 16 de Novembro de 2008 33o Domingo do Tempo Comum
A- A+
— O Senhor esteja convosco!— Ele está no meio de nós!— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.— Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 14Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. 15A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. 16Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. 18Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. 19Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. 20O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. 22O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei. 23Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor. 24Veio, por fim, o que recebeu só um talento: - Senhor, disse-lhe, sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. 25Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence. 26Respondeu-lhe seu senhor: - Servo mau e preguiçoso! Sabias que colho onde não semeei e que recolho onde não espalhei. 27Devias, pois, levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. 28Tirai-lhe este talento e dai-o ao que tem dez. 29Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter. 30E a esse servo inútil, jogai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.

-Palavra de salvação.
-Gloria a vós Senhor !

sábado, 15 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santo Alberto Magno
15 de Novembro

Celebramos neste dia a santidade dum grande santo da nossa Igreja, o qual foi digno de ser intitulado de Magno. Nascido na Alemanha em 1206, numa família militar que desejava para Alberto a carreira militar ou administrativa. Soldado do Senhor e administrador do Reino de Deus, Santo Alberto optou pelos desejos do coração de Deus, por isso depois de estudar em Pádua e Paris entrou na família Dominicana, a fim de mergulhar nos estudos, santidade e apostolado. Como consequência da sua crescente adesão ao Reino, foram aumentando os trabalhos na "vinha do Senhor", por isso na Ordem Religiosa foi superior provincial e mais tarde, nomeado pelo Papa Bispo de Ratisbona, num tempo em que somente um santo e sábio poderia estabelecer a paz entre os povos e cidades, como de fato aconteceu. Santo Alberto Magno era um apaixonado e vocacionado ao magistério; foi dispensado do episcopado, para na humildade e pobreza continuar lecionando, pregando e pesquisando e dominando com tranquilidade os assuntos sobre mecânica, zoologia, botânica, metereologia, agricultura, física, tecelagem, navegação e outras áreas do conhecimento, os quais inseriu no seu caminho de santidade: "Minha intenção última, escrevia, está na ciência de Deus". Suas obras escritas encheram 22 grossos volumes e com o testemunho impreguinou toda a Igreja de santidade e exemplo de quem soube viver com equilibrio e graça a fé que não contradiz a razão. Entrou no Céu em 1280, proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos cultores das ciências naturais.

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 18,1-8)
Sábado, 15 de Novembro de 2008 32a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Santo do Dia !


São Leopoldo
14 de Novembro

A santidade é um dom de Deus, que paira sobre todo cristão, sendo que para conquistá-la precisamos de muita luta e ajuda dos irmãos. Essa dinâmica de vida e graça, encontramos no testemunho de todos os santos, como contemplamos na vida de Leopoldo. Nascido em Melk, no ano 1073, Leopoldo pertencia à família real da Áustria, na qual recebeu ótima formação cristã e científica, as quais foram acompanhadas por um monge.São Leopoldo era um jovem religioso, leal, reto e que não escolhia lugar para elevar o coração em oração, de forma que, com a morte do pai, alcançou de Deus toda a graça para assumir o trono real. Quando casou-se com Inês - filha do imperador alemão Henrique IV - o jovem santo constituiu uma linda e santa família com 18 herdeiros. Durante os 40 anos à frente do reino austríaco, São Leopoldo acolheu muitas sugestões da esposa, como a de ter próximo do reino uma ordem religiosa, a fim de atrair as bênçãos de Deus para a nação e para o povo. Descordou das crueldades do cunhado e propagou o amor a Nossa Senhora de Mariazell, deixando bem claro a que Rei ele servia. Entrou no Céu em 1135.


São Leopoldo, rogai por nós!

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 17,26-37)
Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2008 32a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Santo Estanislau
13 de Novembro

O santo, que lembramos com muito carinho neste dia, nasceu na nobre e poderosa família dos Kostka, a qual possuía uma sólida vida de piedade familiar. Nesse ambiente é que Estanislau cresceu na amizade e intimidade com Cristo. Quando tinha 14 anos foi estudar em Viena, juntamente com o irmão Paulo. Devido a uma ordem do Imperador Maximiliano I, o internato jesuíta onde estudavam foi fechado, sobrando como refúgio o castelo de um príncipe luterano, que com Paulo, promoveu o calvário doméstico de Estanislau. Em resposta às agressões do irmão, que também eram físicas, e as tentações da corte, o santo e penitente menino permanecia firme em seus propósitos cristãos: "Eu nasci para coisas eternas e não para as coisas do mundo". Diante da pressão sofrida, a saúde de Estanislau cedeu, e ao pedir que providenciassem um sacerdote para que pudesse comungar o Corpo de Cristo, recebeu a negativa dos homens, mas não a de Deus. Santa Bárbara apareceu-lhe, na companhia de anjos, portando Jesus Eucarístico e, em seguida, trazendo-lhe a saúde física, surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus.Depois desse fato o jovem discerniu sua vocação à vida religiosa como jesuíta, por isso enfrentou familiares e, ousadamente, fugiu, sozinho, a pé, e foi parar na Companhia de Jesus, acolhido pelo provincial que o ouviu e se encantou com sua história. Com somente 18 anos de idade, viveu apenas 9 meses no noviciado, porque adquiriu uma misteriosa febre e antes de morrer os sacerdotes ouviram do seus lábios sorridentes dizerem: "Maria veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo".


São Estanislau, rogai por nós

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 17,20-25)
Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2008 32a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Santo do Dia !


São Josafá
12 de Novembro

Hoje celebramos a Memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncewicz nasceu na Ucrânia, no ano de 1580 numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não a Romana. Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que tocado pelo Espírito do Senhor abraçou a fé Católica e entrou para a Ordem de São Basílio, onde como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Bispo de Polotsk, e lutar pela formação do clero, catequeze do povo e evangelização de todos. São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem a nota Una da Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstotas, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos, foi atacado, maltratado e matirizado entrando assim no Céu, donde continuou intercedendo pela unidade, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde se converteram à unidade que Cristo deseja.


São Josafá rógai por nós !


Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 17,11-19)
Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2008 São Josafá

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" 14Ao vê-los, Jesus disse: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes". Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" 19E disse-lhe: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Santo do Dia !


São Martinho de Tours
11 de Novembro


Hoje celebramos a Memória do Bispo São Martinho que tornou-se intercessor e modelo de apostolado para todos nós. Nasceu em 316 na Panônia, atual Hungria, numa família pagã que da parte do pai fez de Martinho um militar, enquanto o Pai do Céu o estava fazendo cristão, já que começou a fazer catecumenato. Certa vez quando o militar, mas ainda não batizado, Martinho partiu em duas partes seu manto para dá-lo a um pobre, e assim Jesus aparece-lhe na noite seguinte e disse-lhe: "Martinho, principiante na fé, cobriu-me com este manto". Homem de Deus foi batizado e abandonou a vida militar para viver intensamente a vida religiosa e as inspirações do Espírito Santo para sua vida. Com a direção e ajuda do Bispo Hilário, Martinho tornou-se monge, Diácono, fundador do primeiro Mosteiro da França e depois Sacerdote que formava os seus "filhos" para a contemplação e ao mesmo tempo para a missão de evangelizar os pagãos; diferenciando-se com isso dos Mosteiros do Oriente. Por ser fiel no pouco, São Martinho recebeu o mais, que veio com a sua ordenação para Bispo em Tours e não o impediu de fundar muitos outros Mosteiros a fim de melhor evangelizar sua Diocese. Entrou no Céu em397.


São Martinho de Tours

Rógai por Nós !

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 17,7-10)
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2008 São Martinho de Tours

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7"Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?' 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?' 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

domingo, 9 de novembro de 2008

Santo do Dia !


São Leão Magno
10 de Novembro


O Santo de hoje mostrou-se digno do seu apelido, "Magno", que significa Grande, isto porque, é considerado um dos maiores Papas da história da Igreja, grande no trabalho e na santidade. São Leão Magno nasceu em Roma no ano de 395 e depois de entrar jovem no Seminário, serviu a Diocese num Sacerdócio santo e prestativo.Ao ser eleito Papa em 440 teve que evangelizar e governar a Igreja numa época brusca do Impéiro Romano, pois já sofria com as heresias e invasões dos povos Bárbaros, onde ambos não invadiam sem violência. São Leão enfrentou e condenou o veneno de várias mentiras doutrinais, porém, combateu com ferrêneo fervor o monofisismo que defendia, mentirosamente, ter Jesus Cristo uma só natureza e não a Divina e humana em uma só pessoa como é a verdade.Quanto à dimensão social, Leão foi crescendo, já que com a vitória dos desordeiros Bárbaros sobre as forças do Império Romano, a última esperança era o eloquente e santo Doutor da Igreja, que conseguiu salvar da destruição, a Itália, Roma e muitas pessoas. Dentre tantas riquezas em obras e escritos, São Leão Magno deixou-nos este grito: "Toma consciência, ó cristão da tua dignidade, já que participas da natureza Divina". Entrou no Céu no ano de 461.


São Leão Magno...

rogai por nós!

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 17,1-6)
Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2008 São Leão Magno

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: "É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo". 5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!" 6O Senhor respondeu: "Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Dedicação da Basílica do Latrão




A cidade de Roma foi construída sobre sete colinas. Uma delas se chamava colina lateranense ou de Latrão. Nesta colina o imperador Constantino tinha uma propriedade, que se tornou no século 4º, residência do papa. Na época do papa Melquíades, que governou a Igreja de 311 a 314, o imperador mandou construir junto ao palácio uma basílica.
Esse templo é a catedral de Roma, na qual está a cátedra do sucessor de Pedro, que "preside a assembléia universal da caridade" - segundo Santo Inácio de Antioquia. Por isso ela tem o título de "Mãe e cabeça de todas as igrejas de Roma e do mundo". É esta a razão pela qual também nós no Brasil celebramos o dia em que essa igreja basílica foi consagrada ou dedicada primeiramente ao divino Salvador e, mais tarde, também em honra de São João Batista e de São João Evangelista.
A festa nos une à cátedra de Pedro e reforça em nós a vontade de sermos todos a Igreja una, santa, católica e apostólica. A festa nos impulsiona também a querermos fazer de nossas comunidades verdadeiros templos do Deus vivo. Que assim sejam vistos os templos de pedra e assim sejam vistas as pessoas que os freqüentam. O respeito pelo edifício faz com que cuidemos dele com zelo, tornando-o um ambiente de paz e reabastecimento, e o respeito pelo templo de pessoas vivas faz com que exaltemos e defendamos sempre a dignidade humana. Em nossos templos de pedra, são gerados cidadãos solidários, construtores de um mundo melhor.


História
O local onde se encontra a Basílica de São João de Latrão foi ocupado durante o Império Romano pelos gens Lateranos. Os Lateranos serviram como administradores para diversos imperadores; Sexto Laterano foi o primeiro plebeu a ser designado Cônsul. Um dos Lateranos, também designado Cônsul, Pláucio Laterano, ficou famoso por ter sido acusado por Nero de conspiração contra o imperador: acusação que resultou em confisco e distribuição de suas propriedades por volta do ano 60 d.C.
Juvenal menciona o palácio, e fala que era dotado de alguma magnificência, regiæ ædes Lateranorum. Algum resquício das construções originais ainda resistem nos muros da cidade exteriormente à Porta de São João e um largo corredor, decorado com pinturas, foram descobertos no século XVIII junto à Basílica, atrás da Capela Lancellotti. Outros traços, menos significantes, apareceram durante escavações feitas em 1880, quando obras de ampliação estavam em andamento.
No ano de 161, Marco Aurélio construiu ali um palácio. Em 226, Sétimo Severo devolveu uma parte das propriedades dos Lateranos. Não se sabe se incluiu o palácio. Sabe-se que o Palácio Laterano encontrava-se em posse do Imperador Constantino I enquanto casado com sua segunda esposa, Fausta, irmã de Maxêncio. Ficou conhecido na época como "Domus Faustae", ou "Casa de Fausta," e, posteriormente foi doado ao Bispo de Roma por Constantino. A data precisa da doação é desconhecida, mas os estudiosos acreditam que tenha sido durante o pontificado do Papa Melquíades, em tempo de hospedar um sínodo dos bispos em 313, realizado com o intuito de combater o Donatismo.


História Cristã

[editar] O Tempo de Constantino
A Basílica foi fundada por Constantino, o primeiro imperador cristão, para ser a principal igreja de Roma, era a única dentre as três grandes basílicas construídas que se encontrava no interior dos muros que cercavam a cidade e por isto serviu de catedral. A Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo Fora dos Muros situavam-se sobre os túmulos dos apóstolos, do lado externo da muralha.
A dedicação oficial do Palácio Laterano e Basilica foi presidida pelo Papa Silvestre I em 324, declarando ambos Domus Dei ou "Casa de Deus". Inicialmente dedicada ao Salvador, Basilica Salvatoris, posteriormente dedicada também a São João Batista e São João Evangelista.


Da Idade Média ao início da Idade Moderna


Seu nome moderno data do século VII quando o Papa Gregório I, o Grande, (pontificado de 590 a 604), a colocou sob a proteção de São João Batista. Desta igreja medieval subsistem o importante claustro, do século XIII, e algumas partes da igreja.
Sua modificação mais importante data de 1650, quando o papa Inocêncio X (pontificado de 1644 a 1655) chamou Francesco Borromini, que transformou a basílica de quatro naves laterais em uma igreja barroca. Entre 1733 e 1736, Alessandro Galilei acrescentou a fachada monumental e em 1886 o papa Leão XIII (pontificado 1878-1903) mandou alargar o coro.
A fachada de Galilei, acima do vestíbulo, marca o apogeu do barroco em Roma. Altas pilastras e colunas dividem a parede em cinco seções, com uma central. Uma balaustrada adorna o ático, com imagens dos santos. Atrás da fachada principal há um segundo paredão, na forma de colunata com dois andares e projetando-se um pouco para a frente acima da entrada principal de modo a criar um balcão para as bençãos papais.

Concílios Ecumênicos


Durante a Idade Média, na Basílica de São João de Latrão foram realizados 5 (cinco) grandes Concílios ecumênicos.

Santo do Dia !


Santo André Avelino
9 de Novembro

Neste dia em que celebramos a santidade da vida de André.Todos os Batizados são chamados filhos da Mãe lgreja, por isso ela apresenta seus filhos santos a cada dia, a fim de mostrar-nos o fim que espera aos obedientes que honram sua Mãe e Esposa de Cristo. Assim, viveu Santo André, que nasceu em Nápoles em 1520 em uma família cristã inserida na realidade do Igreja e morreu, ou melhor, entrou na Igreja Triunfante no ano de 1608. Santo André Avelino depois de formado em advocacia, abandonou quando se viu caindo em mentiras, e abandonou-se em Deus para viver sua vocação Sacerdotal, e introduzir nas casas religiosas as exigências do Concílio de Trento, como um arcebispo o designou. Por "sentir com a Igreja" Avelino que entrou para a família Teatina, fez tudo em comunhão e buscando a comunhão com outros, mas nada o impediu de sofrer e avançar, pois sua espiritualidade lhe assegurava: "tudo o que eu faço e sofro...O que é isso em comparação com o que Jesus fez e sofreu por mim? Quem me dera que em sua honra eu fosse flagelado, pregado na cruz e assim pudesse exalar meu suspiro!"


Santo André Avelino... rogai por nós!

Evangelho do Dia !

Evangelho (João 2,13-22)
Domingo, 9 de Novembro de 2008 Dedicação da Basílica de Latrão

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá". 18Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?" 19Ele respondeu: "Destruí este Templo, e em três dias o levantarei". 20Os Judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?" 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Santo do Dia !


Bem-aventurado Guido Maria Conforti
8 de Novembro

Os Santos da nossa Igreja podem ser chamados de cristãos das oito bem-aventuranças. Isto porque deram o "sangue" para viverem o Evangelho e anunciá-lo, como atesta a história do "gueirreiro" de Deus que celebramos hoje: Bem-aventurado Guido Maria, nasceu em Parma na Itália, em 1865 e desde cedo foi despertado por Deus para a dimensão missionária da Igreja."A evangelização é o maior problema da Igreja, que requer uma solução imediata, pois todos os povos têm direito à redenção. Cristo Jesus afirmou querer chamar ao seu aprisco todas as ovelhas dispersas sobre a face da terra". Este pensamento de Guido externa não somente uma necessidade da Igreja, ainda atual, mas principalmente mostra-nos para onde convergiu todas as energias deste modelo santo de apostolado. Depois de ordenado Sacerdote, Guido serviu como professor e Reitor de um Seminário, sendo que mais tarde foi o inaugurador de um Seminário Missionário, Xaveriano, já que não pôde ir para a China devido sua saúde.Bem-aventurado Guido Maria Conforti ao ser ordenado Bispo fez da sua Diocese a prioridade para a Missão, e isto sem tirar os olhos dos povos mais distantes, por isso como Pastor da Diocese de Parma, acompanhou de perto o Instituto Missionário e promoveu a União Missionária do Clero.No tempo em que o Mundo era abalado pela Primeira Guerra Mundial, anticlericalismo, fascismo e comunismo, é que Deus suscitou este exemplo de homem de oração e ação, o qual entrou com 66 anos no Céu, logo não parou de contribuir, intercedendo pela salvação de TODOS.


Bem-Aventurado Guido Maria Conforti...

rogai por nós!

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 16,9-15)
Sábado, 8 de Novembro de 2008 31a Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9"Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do Dia !


7 de novembro


São Prosdócimo

São muitos os nomes que soam familiares e típicos de certas localidades italianas, mesmo parecendo insólitos, estranhos ou exclusivos. Tais nomes estão ligados ao culto de um santo local, em muitos casos de um antigo bispo e, em outros, de um mártir. O nome Prosdócimo, pouco freqüente atualmente, para os familiarizados, imediatamente mostra sua origem da região do Vêneto, da cidade de Pádua e, mais tarde, também de Rieti. Isso porque o culto a este santo vem de uma tradição muito antiga, do século II, que homenageia o primeiro bispo de Pádua, de Rieti e, também, padroeiro dessas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou, definitivamente, o cristianismo no coração daquelas populações. Até a mais bela imagem dedicada a ele acabou sendo feita por um ilustre artista italiano, faz parte de um conjunto dedicado a santa Justina, outra mártir célebre daquela região. Na tela, Prosdócimo aparece com o típico atributo do jarro, símbolo da sua incansável atividade de batizador, ou seja, formador do rebanho do Senhor. Nas várias regiões de Rieti e Pádua, o bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo. Às vezes, porém, os poucos documentos tornam mais redundantes as tradições. Como foi o caso deste bispo. Depois de sua morte, encontrou-se o registro citando que a comunidade erguera, fora das muralhas de Pádua, a igreja de Santo Prosdócimo, que mais tarde tornou-se a Basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade. A glória do bispo Prosdócimo teria sido, de fato, Justina ter sido convertida por ele. Essa nova cristã soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. Entretanto Prosdócimo foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique o porquê. O bispo Prosdócimo morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo. A Igreja confirmou a sua celebração e, no calendário litúrgico, são Prosdócimo deve ser homenageado no dia 7 de novembro. O nome Prosdócimo, em grego, significa "esperado". Ele foi o primeiro evangelizador dessas cidades. De fato, verdadeiramente, o esperado por elas, que ainda eram pagãs. A tradição diz que ele teria sido enviado para atendê-las pelo próprio são Pedro, que para isso o consagrou primeiro bispo de lá.

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 16,1-8)
Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2008 31 a Semana Comum - Sagrado Coração de Jesus

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: "Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens'. 3O administrador então começou a refletir: 'O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração'. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu patrão?' 6Ele respondeu: 'Cem barris de óleo!' " O administrador disse: 'Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta!' 7Depois ele perguntou a outro: 'E tu, quanto deves?' Ele respondeu: 'Cem medidas de trigo'. O administrador disse: 'Pega tua conta e escreve oitenta'. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Santo do Dia !



São Teófilo Venarde e Companheiros
6 de Novembro

Nós contemplamos neste dia a vida dos mártires que derramaram o seu sangue por amor, fé e esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo. Teófilo Venarde pertenceu ao grupo dos missionários de Paris que empenhou toda sua inteligência, vontade e coração a serviço da salvação das Almas. São Teófilo - homem de oração - foi para China e em Hong-Kong buscou aprender a difícil língua e traduzir as Sagradas Escrituras, a fim de a Boa-Nova tornar-se mais acessível a todos os chineses. Numa busca incessante de recolher as ovelhas perdidas do Bom Pastor, avançou com companheiros na missão, até que acabaram todos presos, pois em 1852 foi proclamado perseguição pública aos Cristãos; tanto assim que testemunhou em uma de suas cartas: "Com o bispo e outros padres fomos colocados numa cela tão estreita que só dava para ficar de pé e mal conseguíamos respirar. Não havia luz, nem ar e, isso, por dias seguidos".No final de tudo São Teófilo foi decapitado com seus companheiros que na China testemunharam o Evangelho na vida e com o próprio sangue.Mais tarde quando cerca de 25 Cristãos foram morrer por causa da Vida, um bispo conseguiu numa carta expressar o coração dos mártires da China: "Entrei na cadeia, sem livros, sem roupa, sem nada, submetido a contínuas torturas; mas estava tranquilo. Sou feliz por ser considerado digno de sofrer por causa de Cristo".


São Teófilo Venarde e Companheiros... rogai por nós!

Evangelho do Dia !

Evangelho (Lucas 15,1-10)
Quinta-Feira, 6 de Novembro de 2008 31ª Semana Comum - Santíssima Eucaristia

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publi­canos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4"Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.