Watch live streaming video from commss at livestream.com

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

News !

"A santidade não é um luxo, mas o destino dos homens", diz Papa


Da Redação, com Rádio Vaticano

A catequese desta quarta-feira aconteceu no pátio interno da Residência Apostólica de Castelgandolfo, onde Bento XVI encontrou-se com cerca de quatro mil peregrinos e fiéis, provenientes de quinze países.

Em sua audiência semanal, o Santo Padre recordou que a Igreja apresenta, todos os dias, um ou mais santos ou bem-aventurados para serem imitados e invocados pelos cristãos.

O Papa citou São João Eudes, cuja festa litúrgica foi celebrada ontem, 19; São Bernardo de Claraval, celebrado hoje, 20; São Pio X, que será celebrado amanhã; e Nossa Senhora Rainha que será celebrada sexta-feira, e por fim Santa Rosa de Lima, a primeira santa do continente latino-americano, do qual é padroeira e que será celebrada no sábado. Assim, Bento XVI convidou os fiéis a caminharem em companhia dos santos e a seguirem seus exemplos para chegarem à santidade.

"A experiência humana e espiritual dos santos mostra que a santidade não é um luxo, tampouco um privilégio para poucos, mas o destino comum de todos os homens chamados a serem filhos de Deus, que é a vocação universal de todos os batizados. A santidade é oferecida a todos", disse o Papa.

Bento XVI acrescentou que "nem todos os santos são iguais; um grande santo não é, necessariamente, aquele que possui carismas extraordinários". E concluiu, " o exemplo deles testemunha que, somente quando se está em união com o Senhor, ficamos repletos da sua paz e da sua alegria. Assim, temos condições de difundir, por todas as partes, serenidade, esperança e otimismo".

Por fim, considerando a variedade dos carismas dos santos, o Papa citou George Bernanos, que observa: "Toda vida de santo é como um novo florescimento primaveril. Que isso aconteça também para nós, advertiu o Santo Padre: "Deixemo-nos atrair pelo fascínio sobrenatural da santidade".

Estavam presentes nesta 25ª audiência do ano, entre outros, algumas religiosas participantes no Capítulo Geral das Irmãs do Espírito Santo, as Irmãzinhas de Jesus, de diversas nacionalidades e os participantes no encontro promovido pela Obra da Juventude "Giorgio La Pira" de Florença.

Ao final da Audiência Geral, o Papa cumprimentou os presentes em sete línguas e concedeu a sua Bênção Apostólica. Depois, o Papa deixou o pátio interno da Residência e passou ao balcão externo, para cumprimentar e abençoar os demais fiéis, na praça diante da residência, que não puderam participar da audiência no pátio interno, devido ao número de participantes.

Por fim, na Sala dos Suíços, da Residência Apostólica de Castelgandolfo, o Pontífice recebeu alguns fiéis.

Nenhum comentário: