São Raimundo Nonato
31 de Agosto
                   A-                 A+           
           Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo  vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado  dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das  parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque  foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato  nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a  Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e,  durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São  Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era  devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de  Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.
Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.
O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.
São Raimundo Nonato, rogai por nós!
            Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer  santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e  liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao  querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade  marcante do seu tempo.
            Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela  sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos  profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher,  não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os  profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes  compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14)
            Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja  que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de  cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em  354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual  rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.
          Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração."  Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa  família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local –  como esposa de um jovem chamado Patrício.
            Neste dia celebramos a vida de santidade do Papa São Zeferino que  no amor de pastor chefiou com o Espírito Santo a Igreja de Cristo.  Zeferino era romano, filho de Abôndio e assumiu no século II a Cátedra  de Pedro, num período de grande perseguição para os cristãos, tanto  assim que os seus treze predecessores morreram todos mártires. 
            Nós celebramos neste dia a vida do santo, que foi rei da França,  Luís IX. Ele nasceu em Poissy a 25 de abril de 1214 e teve a graça de  ter uma mãe muito religiosa, tanto assim que o aconselhava depois do  Batismo: "Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva  sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado ".
           Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu,  apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome  de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos  sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay  em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde  Jesus transformou a água em vinho.
           Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar  a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das  Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima  (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até  ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava,  dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".
            Instituída pelo Papa Pio XII, celebramos hoje a Memória de Nossa  Senhora Rainha, que visa louvar o Filho, pois já dizia o Cardeal  Suenens: "Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar".
           Celebramos hoje um Papa que mereceu ser reconhecido por santo,  embora na humildade típica das almas abençoadas, José Sarto respondia  àqueles que o chamavam de santo: "Não santo, mas Sarto". Nascido em 1835  ao norte da Itália e de família muito simples e religiosa, o pequeno  José, com muito esforço e sacrifício conseguiu – com o apoio dos pais –  estudar e entrar para o Seminário.
            Com muita alegria celebramos a santidade do abade e doutor da  Igreja: São Bernardo. Nascido no Castelo de Fontaine em 1904, perto de  Dijon (França), pertencia a uma família nobre, a qual se assustou com  sua decisão radical de seguir Jesus como monge cisterciense.
           O santo deste dia foi definido por São Pio X como "autor, pai,  doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos  sagrados Corações de Jesus e Maria". São João Eudes nasceu na Normandia,  em 1601, num tempo em que o século XVII estava sendo marcado pelo  jansenismo, quietismo e filosofismo.
            Lembramos neste dia a santa que depois da conversão se dedicou na  ajuda ao Cristianismo no tempo da liberdade religiosa acontecida durante  o Império Romano. Nascida no ano de 255 em Bitínia, de família plebéia,  no tempo da juventude trabalhava numa pensão, até conhecer e casar-se  com o oficial do exército romano, chamado Constâncio Cloro.
           O santo de hoje nasceu no ano de 1183 em Cracóvia (Polônia) e  chamava-se Jacó. Com o apoio da família, ingressou para a vida religiosa  tendo conhecido São Domingos de Gusmão em Roma no ano de 1221. Desta  forma, passou a fazer parte da Família Dominicana. Os Dominicanos, por  sua vez, deram-lhe o nome de Frei Jacinto.
           A grande alegria de Deus é ver os Seus projetos realizados na vida  de Seus filhos, sendo assim os santos não foram aqueles que não tinham  defeitos, mas pessoas pecadoras que se abriram e cooperaram com a obra  do Espírito Santo em suas vidas. O santo de hoje, nascido no ano de 979,  foi filho do primeiro duque húngaro convertido ao Cristianismo através  da pregação de Santo Adalberto, Bispo de Praga.
          Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé,  ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da  nossa salvação. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da  Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada  Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre  foi assunta em corpo e alma à glória celestial."
           Celebramos a santidade de vida daquele que enriqueceu o mundo e a  Igreja ao tornar-se apóstolo pela imprensa, cavaleiro da Imaculada  Virgem Maria e mártir da caridade. Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na  Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo  e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o  nome de Maximiliano Maria.