Solenidade Santa Maria Mãe de Deus
1 de Janeiro
Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus.Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
No mesmo século, século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, digo verdadeiro porque era um corpo idêntico ao nosso, Maria é, portanto nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação onde o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade, com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, contudo mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma Trindade sem aumento, sem diminuição é sempre perfeita; e na Trindade reconhecemos uma só divindade. Assim a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.
No terceiro Concílio Ecumênico em 431 foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja, como Nestório patriarca de Constantinopla que ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas, uma divina e uma humana; e não é isso que testemunha a sagrada tradição, a Sagrada Escritura porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e uma divina, e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.
Silvestre foi papa, paralelamente ao governo do imperador Constantino, nesse período, formou-se uma organização eclesiástica, que duraria vários séculos.
Nasceu em Londres, no ano de 1177, foi ordenado arcediago e colaborador do arcebispo de Canterbury, Teobaldo.
"Então Herodes, percebendo-se enganado pelos magos, mandou matar em Belém dois os meninos até dois anos de idade". (cf.Mt 3)
O nome deste evangelista significa: "Deus é misericordioso": uma profecia que foi se cumprindo na vida do mais jovem dos apóstolos. Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.
Depois do cumprimento da promessa de Jesus, o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, os discípulos formaram as primeiras comunidades cristãs, nelas, se vivia o principio da caridade cristã, e se colocava tudo em comum.
Ermina e Adélia estão ligadas ao florescimento do cristianismo no coração da Alemanha durante a missão de dois grandes apóstolos, Willibrordo e Bonifácio, as quais colaboraram na obra com o sustento tanto material como espiritual.
João nasceu em Kety, pequena localidade da Polônia, em 1390; estudou na Cracóvia e foi ordenado sacerdote.
Francisca nasceu em 1850, última de uma família de 13 filhos. Ela recebe o título de "Mãe dos Imigrantes", pois olhou para a emigração com os olhos humaníssimos de mulher, de cristã.
Nasceu na Holanda, Nimega, em 1521. Gostava de passar o tempo livre no mosteiro dos Cartuxos.
Os Santos da Igreja de Cristo foram verdadeiros luzeiros para o mundo, pois levaram com sua vida, e palavras a Luz do Mundo que é Jesus Cristo. São Domingos nasceu em Canãs, reino de Navarra na Espanha, isto no ano 1000 dentro de uma pobre família cristã.
Urbano nasceu no castelo de Grisac, em Languedoc, em 310, de uma família nobre e ingressou muito jovem entre os beneditinos do priorado de Chirac, onde recebeu uma sólida cultura. Doutor em Direito canônico e civil, ensinou nas universidades de Montelier, Toulouse e Avigonon.
Neste dia lembramos a santidade de vida de São Charbel que viveu "a lógica da cruz, a lógica do amor", isto segundo a homilia do Papa Paulo VI que o canonizou em 1977. Nascido em 1828 no Líbano, foi batizado com o nome José até que entrou no mosteiro, onde mudou radicalmente de vida, e por isso de nome.
São Lázaro
O nosso Papa João Paulo II apresentou para nossa devoção São José Moscati, que muito bem soube viver a fé, a caridade e a ciência. Nasceu na Itália em 1880 de família que tanto aspirava Deus, que com apenas 17 anos obrigou-se particularmente ao voto de castidade perpétua.
A vida de Santa Cristiana é um grande testemunho de que nada é coincidência, mas tudo é providência.


O Santo Papa que lembramos hoje, foi eleito em 366 num período de grande agitação para a Igreja. São Dâmaso teve que enfrentar um cisma causado por um antipapa, isto no início do seu pontificado. Infelizmente este não consistiu no único problema para Dâmaso, já que teve de combater o arianismo, que negava a consubstâncialidade de Cristo com o Pai. Dâmaso fez de tudo pela unidade da Igreja, e para deixar claro o primado do Papa, pois foi o próprio Cristo quem quis: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela"(Mt 16,18)
Neste dia queremos lembrar a vida da Santa que na liturgia comemoraremos amanhã, Joana Francisca Chantal, modelo de jovem, mãe, irmã e por fim religiosa. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572 e foi pelas provações modelada até a santidade.
Hoje fazemos memória em toda a Igreja de Santo Ambrósio, nascido numa nobre família romana, na Alemanha quando o pai era governador. Educado em Roma junto com os irmãos, Ambrósio desde cedo aprendeu a alimentar as virtudes cívicas e morais, ao ponto de ser eleito com 35 anos governador da província romana da Itália.
O Santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.